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esde os primeiros
dias a Igreja reunia-se em lares. Todas as atividades associadas à comunidade
dos redimidos realizavam-se nas casas. Partiam o pão juntos, alimentavam-se
juntos e louvavam a Deus no culto doméstico (At.2.46,47). Por meio deste
compartilhar nos lares, muitas pessoas que não criam foram alcançadas. Os
crentes eram estimados por todos, e muitos foram convertidos. A evangelização
era um dos resultados do encontro dos crentes nas casas.
Além de cultuar e partilhar o pão
juntos, vemos que os crentes ensinavam e pregavam em suas casas, bem como no
pátio do templo (At.5.42).
A oração era um elemento importante
nas reuniões caseiras da igreja primitiva. Um grupo encontrava-se na casa de
Maria orando para que Pedro fosse solto da prisão quando, Deus respondeu de
forma miraculosa (At.12.12-17). Também a poderosa reunião de oração mencionada
após a primeira prisão de Pedro provavelmente ocorreu em um lar (At.4.31).
Os relatórios sobre o trabalho de Deus
eram fatos nesses grupos domésticos. O encontro em pequenos grupos possibilita
um compartilhar mais íntimo. Quando Pedro e João foram libertos da prisão,
voltaram e compartilharam com os companheiros o
que Deus havia
feito (At.4.23). Em At.12.17, Pedro não só relata os acontecimentos ao
grupo doméstico, mas diz aos cristãos que os anunciem “a Tiago e aos irmãos”
também.
No N.Testam. existem muitos outros
exemplos de reuniões em casas. Paulo estava ensinando em um cenáculo em Trôade
na véspera de sua viagem quando Êutico, que dormia, caiu e morreu. Paulo
ressuscitando-o e continuou a reunião na casa até o amanhecer, quando viajou
(At.20.7-12). Outra vez, em Éfeso, ao dar sua mensagem de despedida aos
presbíteros, Paulo lembrou-os de que os ensinava publicamente e de casa em casa
(At.20.20).
A Igreja primitiva era um movimento
fundamentado nos lares. Apesar de o ensino e a pregação serem feitos
publicamente, no pátio do templo, nas sinagogas e nos camplos abertos, a
verdadeira vida da igreja acontecia nas casas. O lar de Áquila e Priscila foi a base da igreja de
Éfeso e, mais tarde, de Roma (1 Co.16.19 e Rm.16.3-5). A igreja de Laodicéia
encontrava-se na casa de Ninfa (Cl.4.15), enquanto a igreja de Colossos reunia-se
na casa de Filemom (Fm.2).
Um dos padrões que emerge de um
estudo da Igreja do Novo Testamento é o da estrutura complementar dos pequenos
e grandes grupos . O culto nos grandes grupos e o compartilhar nos pequenos
grupos são estruturas básicas e complementares. Vários dos versículos citados
acima salientam esse aspecto da vida da Igreja. “E todos os dias, no
templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de pregar Jesus, o
Cristo” (At.5.24; At.2.46).
Esse padrão de pequeno grupo-grande
grupo foi eficaz tanto para o testemunho quanto para a vida em comum da Igreja.
Um dos resultados mais importantes desse padrão foi o surpreendente crescimento
da Igreja primitiva.
Diante destes padrões bíblicos
referentes ao crescimento da Igreja, é importante que todos nós como Igreja nos
mobilizemos no sentido de resgatar estes princípios para os nossos dias. Ore e
se envolva com o desafio do “Discipulado” e do trabalho com pequenos grupos. Isto proporcionará o crescimento
integral da Igreja. Que Deus assim nos
ajude!
Rev.
Gilberto Pires de Moraes
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