quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A IMPORTANCIA DA ORAÇÃO PARA EDIFICAÇÃO DA IGREJA!

Recentemente, em algumas de minhas preleções, fiz um comentário sobre a oração afirmando que ela é “a cinderela” da igreja. Ou seja, em algumas situações, assim como a história de Cinderela, a oração é desprezada por algumas “madrastas”, que a colocam em segundo plano, não dando o valor que ela merece.
Os momentos de oração, sejam eles pessoais, entre você e Deus no quarto, no âmbito familiar ou comunitário, quando realizados com as motivações corretas e com corações sedentos produz resultados maravilhosos. Estes resultados são notórios no suprimento de necessidades físicas, materiais, emocionais, existenciais e espirituais de cada um de nós.
Um crente que ora, uma família que ora, uma liderança que ora, uma igreja que ora, com certeza experimentarão a manifestação da graça e do poder de Deus. A natureza desta oração não deve ser utilitarista, mas deve ser acima de tudo afetiva, fruto de um relacionamento aberto e transparente com Deus.
Geralmente pessoas que possuem intimidade com Deus em oração, são pessoas que valorizam também a oração intercessória em grupo. A igreja primitiva experimentou a graça e a unção de Deus em momentos críticos de perseguição e opressão. Até um terremoto ocorreu devido ao fervor e unção de uma reunião de oração (At.4.31).
Em todos os aspectos precisamos desfrutar deste meio de graça maravilhoso que é a oração. A prática da oração envolve vários fatores: adoração, ações de graças, petição, confissão de pecados, intercessão, silencio, extravasamento. A prática da oração é um santo estimulante para a alma. Quando oramos em secreto perante o Senhor, temos a oportunidade de eternizar momentos sublimes na presença de Deus. Nestes momentos podemos sondar nossa alma, e receber de Deus uma radiografia da alma, discernindo assim o caminho que devemos seguir.
A oração em família é outra benção maravilhosa. Como família enfrentamos diariamente muitos desafios, os quais devem ser postos no altar de Deus pelos cônjuges, pais e filhos. Situações corriqueiras do dia-a-dia que sugerem aprendizado e correção devem ser utilizados para compartilharmos em família e orarmos. O culto doméstico é uma benção da qual precisamos lutar para exercitar em nossos lares.
A oração como igreja, de forma coletiva ou em pequenos grupos, também é uma prática que produz muita edificação para o Corpo de Cristo. Encontros de oração podem envolver grupos específicos com fins específicos. Deus deseja vem uma igreja em oração, a começar de sua liderança. Pastores, presbíteros e diáconos devem honrar a prática intercessória em suas vidas e ministério. Da mesma forma as lideranças dos deptos. Internos e ministérios da igreja devem honrar a oração; professores da Escola Dominical devem envolver seu ensino com muita oração pelo que é ministrado como pelo bem estar integral de seus alunos.
Queridos, não desprezemos a oração. Não faça pouco caso da pratica intercessória. Honre e priorize uma vida de oração, de forma pessoa, familiar e comunitária. Que Deus conceda a nós como igreja o privilégio de desfrutar da pratica da oração. Que possamos celebrar seus resultados. Que o Deus de toda graça nos ensine a orar de forma pessoal, familiar e comunitária. Orai sem cessar!
Rev. Gilberto Pires de Moraes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário